Quando a comida não cai bem

Já parou para pensar por que é mais comum passar mal ao comer no verão? A resposta é simples: nessa época do ano, as altas temperaturas favorecem a multiplicação de bactérias. Assim, quando uma pessoa ingere um alimento ou água contaminada, surgem sintomas como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal, além de problemas mais sérios que podem afetar o fígado e o sistema neurológico, por exemplo.

Apesar de alguns alimentos não apresentarem sinais de que estão contaminados – como os em conserva e embutidos –, a boa notícia é que a maioria sofre de alterações de odor, gosto e aparência. Assim, fica mais fácil perceber quando há algo errado e adotar medidas simples para se prevenir dos problemas.

Uma das principais orientações é checar a temperatura de conservação dos alimentos, especialmente de carnes e produtos lácteos, que podem ser contaminados mais facilmente. Além disso, cozinhe bem as carnes, evitando ingeri-las cruas, e consuma leite e seus derivados apenas quando forem pasteurizados ou após fervidos.

E mais: siga as orientações da embalagem dos produtos sobre a validade e o armazenamento e não se esqueça de levar bem as mãos antes de manipular e consumir os alimentos. Vai se alimentar fora de casa? Observe atentamente os alimentos, tanto os refrigerados quanto os aquecidos, e analise o local e o preparo da refeição. Já na hora de matar a sede, beba apenas água potável.

Estou com uma intoxicação alimentar, e agora?
Se um alimento não caiu bem e algum sintoma apareceu, procure seu profissional de saúde de referência sem demora para dar início ao tratamento adequado. Ele é feito principalmente através da hidratação – para repor a água e os sais minerais perdidos –, alimentação saudável e, em alguns casos, uso de medicamentos.