Dentes limpos, sorriso feliz

Para que as crianças cresçam com dentes brancos e bem cuidados, é muito importante que a prática da higiene bucal seja estimulada desde cedo, antes mesmo de a criança ter autonomia para realizar essa limpeza. Assim, elas vão aprender como isso pode ser feito ainda nos primeiros anos de vida e poderão levar o hábito para toda a vida.

Como nenhuma tarefa é feita sem uma boa ferramenta, há algo essencial para a escovação: a escova de dentes, é claro. No caso das crianças, existem diversos modelos disponíveis no mercado, com formatos, finalidades e marcas diferentes – o que acaba dificultando a escolha. Se isso acontece com você frequentemente, pode ficar tranquilo, pois separamos algumas dicas muito importantes neste post.

O primeiro cuidado para escolher a escova certa é verificar a indicação de idade descrita na embalagem, pois há modelos específicos para cada fase de crescimento dos pequenos. Em seguida, observe a classificação de dureza das cerdas (elas podem ser extramacias, macias, médias e duras). Na infância, escovas com cerdas polidas e arredondadas, com tufos de volume concentrado e tamanho uniforme, são as mais indicadas.

Na hora de escolher o creme dental, é imprescindível buscar a orientação de um dentista. O recomendado é usar cremes com flúor em uma concentração adequada para proteger contra a cárie, tendo no mínimo 1000 ppm F (partes por milhão de flúor, o que pode ser consultado na embalagem). E nada de encher a escova de pasta: o ideal é colocar uma quantidade semelhante a um grão de arroz até os 3 anos e, acima dessa idade, o equivalente a um grão de ervilha.

E quanto ao fio dental? Se ele é essencial para os adultos, pode ter certeza de que ele também o é para os pequenos. Ele deve começar a ser usado quando os dentes começarem a ter contato uns com os outros, pois é aí que os alimentos começam a se acumular nos dentes. Além do fio dental tradicional, as crianças também podem usar outros modelos, como o de fita dental.

Escovas coloridas e um creme dental cheio de desenhos pode ser um grande motivador para a higienização bucal na infância, mas não se esqueça de estimular os pequenos a sempre manterem contato com um dentista para garantir a prevenção e o controle de problemas relacionados à saúde bucal desde cedo.