Alimentação saudável começa na infância

Considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a obesidade cresce a cada dia e, em 2025, a previsão é que cerca de 700 milhões de adultos e 75 milhões de crianças estejam com sobrepeso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os números do futuro podem assustar, mas a atualidade não fica para atrás, principalmente no Brasil – segundo o Ministério da Saúde, 18,9% dos adultos brasileiros estão acima do peso e 12,9% das crianças de 5 a 9 anos são obesas.

A questão é que o sobrepeso na infância muitas vezes significa problemas semelhantes no futuro. Uma criança acima do peso, por exemplo, tem 75% mais chance de ser um adolescente obeso. Já um adolescente obeso tem 89% de chance se ser um adulto obeso. Assim, aumentam as chances de doenças associadas ao excesso de peso em todas as fases da vida, como diabetes e hipertensão.

Para evitar a obesidade na infância, o cuidado deve começar nos primeiros dias de vida dos pequenos, com o incentivo ao aleitamento materno. Afinal, a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até os dois anos ou mais é um grande fator de proteção contra a obesidade. Um dos motivos é o hormônio leptina, presente no leite materno, que inibe o apetite e deixa o bebê saciado.

Já quando os pequenos crescem, associar uma alimentação equilibrada a exercícios é essencial. A boa notícia é que isso é possível de uma forma que eles adoram – brincando! Jogos e brincadeiras são a porta de entrada para que a criançada possa se mexer e desenvolver tanto sua parte física quanto cognitiva, ou seja, a memória e o aprendizado.

O ideal é que, na infância e no começo da adolescência, os exercícios sejam incorporados ao dia a dia de forma lúdica e prazerosa, associados a bons hábitos de alimentação. Isso quer dizer que nada de atividades físicas forçadas. Como as crianças estão passando cada vez mais tempo em frente às telas, é muito importante que elas brinquem e se movimentem pelo menos uma hora por dia longe de celulares, computadores e tablets, uma vez que esses são os grandes vilões da nova geração e estão diretamente ligados ao sedentarismo e à obesidade.

Por isso, na próxima vez que seu filho estiver entretido atrás de uma tela, incentive-o a brincar e a adotar práticas e atividades ao ar livre. Sem se esquecer, é claro, de encorajar as crianças a reduzirem o consumo de bebidas e alimentos açucarados e industrializados.