Comida para o cérebro

Você sabia que é possível reduzir as chances de desenvolver doenças neurológicas mudando o seu cardápio? Além de inibir problemas comuns como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, uma alimentação saudável e equilibrada também diminui os riscos de Alzheimer e Parkinson, por exemplo.

Entre as dietas mais estudadas para ajudar o cérebro a funcionar melhor está a mediterrânea, que inclui muitas frutas, legumes, vegetais, cereais, arroz e pão integral, massas, pescados e carne branca. Já sal, açúcar e alimentos processados ficam de fora – afinal, eles são os principais inimigos do corpo.

Quer saber como estes e outros alimentos podem ajudar a sua saúde em geral e, principalmente, a saúde de seu cérebro? Acompanhe!

Verduras
A vitamina C, presente nas verduras, está associada a um melhor desempenho cognitivo e ainda tem função antioxidante, atuando na produção de neurotransmissores, responsáveis pela transmissão de informações de um neurônio para outro.

Canela e cacau
Os dois alimentos também têm efeito antioxidante e, portanto, ajudam a proteger os neurônios. Mas no caso do cacau, estamos falando do produto puro – e não do encontrado em pequenas porções em chocolates ricos em açúcar e aditivos.

Pescado azul
Ricos em ômega-3, os pescados azuis também fazem muito bem ao cérebro, com estudos evidenciando a capacidade desses alimentos de contribuírem para um menor declínio cognitivo e riscos reduzidos de doenças como Alzheimer.

Nozes
Além de serem fontes de proteínas e gorduras saudáveis, as nozes são ricas em ácido alfa-linolênico, do grupo ômega-3, que ajuda a reduzir a pressão arterial e protege as artérias, o que é excelente tanto para o coração quanto para o cérebro.

Abacate
Já ouviu falar dos fitoquímicos? São substâncias antioxidantes que protegem contra diversas doenças e dão cor aos alimentos, entre eles o abacate. Não é à toa que, junto ao azeite de oliva, o abacate é ótimo para prevenir a deterioração cognitiva.