Rumo à saúde

Para começar 2020 com hábitos saudáveis e disposição, praticar exercícios físicos é uma ótima forma de colher saúde durante todo o ano. O segredo é aproveitar a energia renovada, proporcionada pela virada do ano, e dedicar um tempo regular à saúde de seu corpo.

Muitas pessoas acreditam que exercícios físicos intensos são os únicos que contribuem para uma vida mais saudável. No entanto, atividades como uma simples caminhada ou corrida já são suficientes para aumentar a qualidade de vida e diminuir as chances de diversas doenças.

Uma pesquisa realizada em Atlanta, nos Estados Unidos, confirmou o poder desse tipo de exercício. Após analisar um grupo de mais de 130 mil pessoas, a pesquisa constatou que 120 minutos de caminhada por semana são suficientes para aumentar a longevidade. Casos de mortes por doenças graves, como câncer e problemas cardiovasculares, foram muito menores em pessoas que têm esse hábito do que em pessoas sedentárias.

O gestor da Cemig Antonio Bolivar Resende, que participou da corrida Cemig Run em outubro de 2019, gosta de correr e pedalar e aproveita os benefícios dessas práticas no dia a dia. “Acredito que a corrida é um esporte que traz muitos benefícios para a saúde. Gosto de correr principalmente por esse exercício não precisar de uma estrutura muito grande como outros esportes, e também por ser uma forma de nos preparamos para outras atividades”, conta

Quem também participou da Cemig Run foi o técnico de manutenção da Cemig Arlen de Oliveira Ribeiro, que afirma gostar de praticar atividades ao ar livre, principalmente corrida e caminhada. “Para mim, essas atividades significam qualidade de vida. Fui diagnosticado com triglicérides alto e, após passar por uma reeducação alimentar e começar a correr, consegui resolver o problema”, comenta.

Se você deseja incluir alguma atividade física em sua rotina, siga o exemplo de Antonio e Arlen e saiba que caminhada e a corrida podem ser a porta de entrada para uma vida mais saudável. Além de garantir resultados rápidos e benefícios para o corpo, essas práticas deixam o cérebro mais saudável, diminuem o estresse e melhoram até mesmo a autoestima.

Correr também proporciona o bem-estar e ainda melhora o humor, reduz o estresse e previne diversas doenças, como as cardiovasculares. Além disso, a atividade pode melhorar a respiração, reduzir o colesterol, auxiliar na circulação sanguínea e fortalecer a musculatura.

Ficou animado para começar? Separe roupas leves, muita água e comece a correr rumo a uma vida mais saudável!