Um importante aliado contra o estresse

Começa assim: você tem dificuldade de se concentrar no trabalho, passa a se preocupar constantemente e sofre de mau humor. Sente tonturas, se cansa com facilidade e percebe a queda de sua imunidade. Este são apenas alguns dos sintomas do estresse, problema que atinge cerca de 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem procura fugir desse problema pode encontrar nos exercícios físicos um importante aliado, cujos benefícios vão muito além da perda de peso – eles melhoram a autoestima e o humor, garantem a sensação de bem-estar e, claro, atuam diretamente na redução do estresse.

Um dos principais motivos para essas práticas serem armas tão poderosas é o fato de induzirem a produção de endorfina, substância natural do corpo que contribui para reduzir a sensibilidade à dor e elevar a sensação de prazer e relaxamento. Com isso, quem faz atividades regularmente pode perceber o alívio de tensões, a redução da ansiedade e a melhora na qualidade de sono.

Não importa o tipo de exercício, o importante é praticá-lo! Por isso, vale fazer caminhadas, participar de jogos esportivos como futebol e basquete, entrar na academia ou até mesmo dançar. Não ficar parado ajuda ainda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, controla o diabetes e melhora a capacidade pulmonar.

Mas saiba que a prática de exercícios físicas não deve andar sozinha no combate contra o estresse. Como em dias estressantes seu corpo perde muitas vitaminas e nutrientes, é essencial comer verduras e frutas para repor as substâncias perdidas e fugir de alimentos gordurosos e industrializados.

A prática de exercícios regulares, somada a uma alimentação saudável e consultas frequentes ao seu médico de referência são atitudes essenciais para garantir a saúde do seu corpo e, assim, deixar o estresse bem longe de seu dia a dia.