Entre para a lista dos bem-comportados no natal

Você passa o ano todo mantendo uma alimentação saudável e balanceada, mas quando chega a ceia de Natal, acaba enfiando o pé na jaca? Calma que você não está sozinho nessa aventura natalina! Afinal, a ceia não precisa ser sinônimo de alimentos gordurosos e excesso de açúcar.

A dica é seguir o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e selecionar sempre produtos saudáveis, fazendo combinações que resultem em pratos requintados e benéficos para a celebração em família. Da mesma forma, reduza a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar ao preparar os pratos e evite os ultraprocessados, como embutidos, refrigerantes, chocolates e qualquer alimento com excesso de gordura.

Se o famoso tender é o vilão do Natal saudável, pode ficar tranquilo quanto ao peru e ao chester – essas são carnes magras e podem salvar qualquer refeição. Não se esqueça também das frutas, legumes e verduras e das tradicionais castanhas e nozes, que vão bem em qualquer prato.

Outras orientações muito bem-vindas é trocar a manteiga pelo azeite de oliva, tirar a pele do peru e temperar a salada com molho de iogurte. Quanto às frutas cristalizadas, pode ser melhor tirá-las do menu, pois são muito calóricas e é melhor substituí-las por frutas secas.

Confira algumas dicas de pratos para garantir um Natal mais saudável: arroz com lentilha, castanha de caju ou pêssego, peru assado, salada de folhas cruas, peixe ao molho de legumes ou com uvas, purê de batata e bolo de maçã.