Cuidado à flor da pele

Verão é sinônimo de sol, calor e... protetor solar, é claro. Sem ele, sua pele não estará protegida contra os danos do sol e as chances de um imprevisto ocorrer serão muito maiores. E o que é uma pele protegida? Basicamente, é a pele que, quando exposta ao sol, não sofre danos como vermelhidão e queimaduras, problemas causados principalmente pelos raios UVB, que também são responsáveis pelo câncer de pele não melanoma, o tipo mais comum da doença e com maiores chances de cura.

E quanto aos danos invisíveis à pele? Eles existem e são mais comuns do que você imagina! Isso acontece graças aos raios UVA, que parecem inofensivos por não queimar, mas atingem a camada subcutânea da pele sem deixar marcas. Como essa é a parte mais profunda da pele, esse raio é capaz de causar envelhecimento precoce e melanoma, o tipo mais agressivo de câncer, embora menos frequente.

É por isso que você deve utilizar o filtro solar todos os dias, e não só quando for à praia ou a regiões de alta incidência solar, pois vivemos em um país em que o sol brilha forte até mesmo no inverno. Além disso, nada de intensificar a proteção somente entre 10h e 14h – apesar deste ser o horário com maior radiação de raios UVB, o UVA ataca durante todo o dia.

Proteja-se das estatísticas
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desse tipo de doença no Brasil, sendo registrados 180 mil novos casos todos os anos. Não é à toa que, neste mês, é celebrado o Dezembro Laranja, campanha que alerta sobre a importância da detecção e tratamento precoce do câncer de pele. Participe desse movimento conversando com seu médico de referência sobre o assunto e não se esqueça de utilizar o protetor solar!