Gentileza gera gentileza... e saúde

Quem precisa de um ombro amigo sabe o quanto um sorriso, um abraço ou um gesto de acolhimento podem ajudar. São pequenos gestos que promovem um dia a dia mais afetuoso e gentil, impactando diretamente a saúde mental e, claro, contribuindo para uma vida mais saudável.

Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, pessoas que se dedicam a ajudar os outros têm uma expectativa de vida maior, pois a solidariedade produz emoções positivas que reduzem os efeitos negativos do estresse. Além disso, um estudo da Universidade de Harvard observou que o organismo de quem pratica atividades como o voluntariado produz mais endorfina, analgésico natural do corpo que contribui para reduzir as dores ao longo da vida. E os atos gentis, como você já deve imaginar, também aliviam a ansiedade e a depressão e aumentam a felicidade.

Não é à toa que a gentileza tem um dia só para chamar de seu, o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro. A ideia surgiu em 1997 durante uma conferência em Tóquio, no Japão, e foi oficialmente lançada em 2000.

Mas, afinal, o que é gentileza? Ninguém melhor do que José Datrino, o Profeta Gentileza, para nos explicar: “A gentileza é como a criança dentro de nós, basta deixar que ela existe”. O brasileiro passou a vida criando painéis com mensagens positivas no Rio de Janeiro, sendo inclusive o responsável pela frase “Gentileza gera gentileza”, mostrando a todos o quanto ser amável, agradável e cortês é importante para uma vida mais saudável e feliz.

Que tal colocar a gentileza em prática em sua vida e aproveitar todos os seus benefícios? Aí vão algumas dicas:
• Comprimente seus colegas com um sorriso sempre que chegar ao trabalho.
• Ouça com atenção o que as pessoas têm a dizer.
• Faça elogios sempre que possível – uma palavra de incentivo faz toda a diferença.
• Ajude as pessoas com boa vontade. Vale gestos como abrir uma porta ou oferecer um cafezinho.
• Seja gentil consigo mesmo, praticando o autocuidado e respeitando seus limites e vontades.