Deixe o copo de lado e tenha mais saúde

Um copo de bebida alcóolica pode parecer inofensivo, mas traz diversos danos à sua saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo de álcool, o que representa uma em cada 20 mortes. Ao todo, 5% das doenças em todo o mundo são causadas pelo álcool, mas a bebida também é responsável por casos de violência e acidentes, o que aumenta esse número.

Conheça as principais causas de morte relacionadas ao álcool:
• 32%: doenças infecciosas, câncer e transtornos mentais;
• 28%: lesões (como acidentes de trânsito);
• 21%: distúrbios digestivos graves;
• 19%: doenças cardiovasculares.

E os homens ainda são a maior parcela da população que ingere bebida alcóolica. Os números são impressionantes: de acordo a OMS, mais de 200 milhões de homens no mundo sofrem com transtornos relacionados ao consumo de álcool, contra 46 milhões de mulheres. Além disso, mais de três quartos das mortes relacionadas ao álcool são de homens.

Mas, afinal, qual é volume seguro de álcool a ser consumido? Para a OMS, não há um volume seguro, uma vez que as bebidas são tóxicas ao organismo e provocam desde problemas hepáticos e câncer até infarto e acidente vascular cerebral.

Neste Novembro Azul, que tal deixar o copo de bebida de lado e levar mais saúde para o seu dia a dia? Apenas com hábitos saudáveis é possível garantir mais qualidade de vida e ainda evitar o surgimento de diversas doenças, como o câncer de próstata. Portanto, evite ingerir bebidas alcóolicas, consuma alimentos saudáveis e procure o seu médico de referência para cuidar da sua saúde como um todo!