Fique atento aos sinais de seu corpo

Quando uma pessoa identifica alguma mudança em seu corpo que possa estar relacionada ao Câncer, como o surgimento de um caroço ou um sangramento sem razão, por exemplo, sofrer de ansiedade é inevitável. O que não pode ocorrer é alguém seguir sua rotina ignorando o fato ou se recusar a procurar atendimento médico – reações mais comuns do que você imagina.

Em 2019, a fundação inglesa Cancer Research UK, que patrocina pesquisas na área de Oncologia, aplicou um questionário para 1.700 pessoas com mais de 50 anos de idade, com perguntas sobre os incômodos de saúde que elas haviam sentido nos três meses anteriores. Ao perceber que metade dos participantes sentiu algum sintoma relacionado ao desenvolvimento de um tumor, os pesquisadores fizeram um novo questionário para 50 pessoas do grupo. Dessas, 45% não procuraram atendimento médico para ver o que estava acontecendo.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, vem para nos lembrar de estar sempre atento à nossa saúde, praticar o autocuidado e, claro, estar sempre em contato com o médico de referência. Afinal, apenas com hábitos conscientes e consultas regulares com um profissional especializado é possível identificar um câncer prematuramente e, assim, aumentar as chances de cura.

Quais são os principais tipos de Câncer?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de pele é o mais comum para homens e mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre pessoas do sexo masculino, os cânceres de próstata, traqueia, brônquio e pulmão e cólon e reto são os mais registrados. Já as pessoas do sexo feminino são mais acometidas pelos cânceres de mama, cólon e reto e colo do útero.

Quando o assunto são sintomas do Câncer, existem inúmeros sinais que muitas vezes podem caracterizar outros tipos de problema. Ter dificuldade para engolir, por exemplo, pode ser um sintoma de câncer de garganta ou de esôfago, mas também pode significar uma simples dor de garganta. Portanto, o essencial é estar de olho em seu corpo e, caso identifique qualquer tipo de alteração, marque uma consulta com o seu médico de referência imediatamente.

Fonte: INCA | Saúde é Vital