Apague essa ideia

Doenças do aparelho respiratório, problemas cardiovasculares e câncer. Infertilidade, complicações na gravidez e impotência sexual. Envelhecimento precoce, menor resistência física e osteoporose. Estes são apenas alguns dos problemas causados pelo consumo de cigarro e de outros produtos derivados do tabaco, responsáveis também pela morte de mais de 200 mil pessoas no Brasil todos os anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devido a esses perigos tão evidentes, o dia 16 de novembro foi escolhido como o Dia do Não Fumar.  Quem fuma sabe que deixar o vício não é tão fácil quanto parece. Isso porque a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, a heroína e o álcool, chegando ao cérebro entre 7 e 19 segundos e causando dependência física e psicológica. Por isso, quem deseja parar de fumar tem que tomar cuidado com algumas armadilhas do dia a dia. Aí vão algumas dicas:

  • Em momentos de estresse, acalme-se e lembre-se de fumar não resolve nenhum problema.
  • A vontade de fumar dura apenas alguns segundos. Portanto, aguente firme.
  • Se bater a vontade, vale escovar os dentes, beber água, comer uma fruta e manter suas mãos ocupadas escrevendo ou manuseando pequenos objetos – o importante é dar um jeito de esquecer o ato de fumar.
  • Mantenha sempre contato com o seu médico de referência para ouvir as orientações necessárias à sua saúde.

Atenção aos cigarros eletrônicos!

Diferentemente de sua versão de papel, os cigarros eletrônicos não causam mau hálito, não espalham bituca e nem soltam fumaça fedida. Mas essa tecnologia também não faz bem para a saúde. Existem poucas pesquisas sobre o assunto, mas o periódico The New England Journal of Medicine revelou que o vapor desses dispositivos pode ser até 15 vezes mais cancerígeno que a fumaça do cigarro comum. E a Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia lançou um trabalho afirmando que os vaporizadores podem aumentar o risco de infarto e AVC.   

Não existe consumo seguro de nicotina. Por isso, deixe o tabagismo de lado e sorria para a vida!