Homem com atitude é aquele que se cuida

Você sabia que os homens vivem em média 7 anos a menos do que as mulheres? Segundo dados do Ministério da Saúde, a expectativa de vida da população masculina é de 72 anos, enquanto da mulher é de 79 anos. Além disso, 69% das mortes de pessoas entre 20 e 59 anos são de homens, e eles estão mais expostos a infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite e sífilis.

Apesar das principais causas de morte entre os homens serem acidentes de trânsito, lesões por violência e acidentes de trabalho, outro fator muito comum são os problemas de saúde. E o motivo para isso é um mito que há muito vem sendo difundido na sociedade – o de que os homens adoecem menos que as mulheres.

Graças a esse pensamento, alguns homens ainda são resistentes a procurar ajuda médica, temendo descobrir alguma doença. A realidade é justamente oposta: o contato com um profissional de saúde é fundamental para receber as orientações necessárias para ter mais saúde e se prevenir contra diversos problemas. Já em caso de alguma doença ser identificada, as consultas são imprescindíveis para que os problemas não se agravem.

Para mudar essa realidade, os homens devem sempre estar em contato com o seu médico de referência e praticar o autocuidado no dia a dia, adotando atitudes que vão garantir mais bem-estar e qualidade de vida e ainda prevenir diversas doenças. Conheça alguns hábitos saudáveis e não deixe de praticá-los:

  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada.
  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • Evite o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas.
  • Converse sobre seus problemas e preocupações com seus familiares e amigos.
  • Não espere apresentar um problema grave para procurar o seu médico.