Projeto de gestão do paciente internado visa cuidar mais dos beneficiários

Com o objetivo de realizar a gestão do paciente internado a Cemig Saúde criou um modelo de gestão com foco em desfechos de alta qualidade. A proposta visa ampliar a qualidade e a segurança assistencial de nossos beneficiários, fazer a gestão das internações de forma integrada e mitigar condutas e cobranças indevidas por parte de nossos prestadores.

No escopo do modelo, um dos hospitais com maior volume de atendimentos, localizado em Belo Horizonte, foi escolhido como foco de atenção. Entre os meses de maio e setembro deste ano, uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de saúde inseridos nas diferentes áreas envolvidas na internação, estiveram em contato com o prestador para analisar a prestação do serviço, comparando o que estava previsto em contrato e o que realmente vinha sendo realizado.

Uma das principais mudanças colocadas em prática pelo projeto foi a adoção de um modelo integrado de gestão das internações. Para isso, as auditorias de internações, ou seja, o acompanhamento dos pacientes, ganharam novos nomes e passaram a proporcionar um monitoramento da saúde ainda mais completo. Assim, foram definidas as auditorias de pré-acesso (realizada antes da internação), durante o acesso (feita durante a internação) e pós-acesso (efetuada após a alta hospitalar).  

As novidades contribuem para ampliar a percepção de cuidado com o paciente e garantir uma internação ainda mais segura e eficiente, resultando na evolução dos processos da Operadora e na redução de seu custo assistencial. E saiba que o projeto já alcançou grandes resultados: entre maio e setembro, as taxas de permanência, eventos adversos e reinternação dos pacientes incluídos no projeto foram reduzidas.

O objetivo agora é estender essa iniciativa para outras unidades e hospitais de Belo Horizonte, tornando os seus benefícios ainda maiores. Além disso, o projeto quer aumentar a discussão sobre a saúde no pré-acesso, durante o acesso e pós-acesso, tornando possível cuidar da saúde de todos os beneficiários com mais qualidade e ainda garantir o equilíbrio financeiro de nosso plano.