Quem quer saúde alimenta-se bem

Quando o assunto é dieta saudável, saiba que temos que entendê-la como um conjunto compartilhados de hábitos alimentares e de vida, e não apenas uma variedade específica de nutrientes a ser inserida em nosso cardápio diário.

Todo mundo já conhece o básico: frutas, legumes, cereais, feijão e leguminosas, pães integrais, sementes e castanhas são imprescindíveis no dia a dia. Além disso, é importante escolher alimentos frescos e ingerir de forma moderada fontes de proteína e ferro, como ovos e carnes, e cálcio, como leite e derivados. Já açúcares, doces, óleos e gorduras devem ser evitados, enquanto tomar água é fundamental ao longo de todo o dia.

O problema é que, mesmo sabendo de tudo isso, a maioria das pessoas não levam esses pratos para seu hábito alimentar. Por isso é importante deixar as justificativas de lado e adotar definitivamente uma dieta saudável em seu dia a dia. Apenas assim é possível se proteger contra a má nutrição e contra doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer.

Para levar a boa refeição à mesa, faça com que esse seja um momento em família ou em comunidade, pois isso é fundamental para contribuir com um estilo de vida realmente saudável. E lembre-se de que manter uma alimentação adequada não substitui os exercícios físicos, e vice-versa – ambos se complementam e são essenciais para garantir mais saúde e bem-estar!

Fonte | Vida é Vital