Cemig Saúde define diretrizes estratégicas para os próximos anos

Para colocar seus objetivos em prática, a Cemig Saúde conta com o projeto Horizonte 2020, um plano estratégico que reúne todas as suas metas e iniciativas voltadas ao futuro do negócio. Como 2020 vem aí, a Operadora iniciou uma nova etapa desse processo e apresentou um projeto de atualização de seu planejamento estratégico, com o objetivo de definir as diretrizes que serão implantadas na empresa nos próximos cinco anos.

O workshop inicial dessa nova etapa foi promovido na Operadora no dia 29 de outubro e contou com a participação dos Conselheiros Deliberativo e Fiscal, Diretoria e Gestores da Cemig Saúde.

Além de apresentar o contexto e os desafios do setor, o encontro promoveu dinâmicas destinadas aos membros dos Conselhos, composto por membros eleitos pelos beneficiários e indicados pelas Patrocinadoras. “A reunião permitiu que percebêssemos que as questões mais importantes são de compreensão comum. Os membros do conselho estão bastante alinhados com os desafios e as mudanças que deverão ser planejadas para os próximos anos, para que a Cemig Saúde se adeque aos desafios que ela vai enfrentar”, afirma Hélder Godinho, do Conselho Deliberativo.

 Os participantes foram incentivados a pensar de acordo com as necessidades e expectativas dos beneficiários e a entender seu papel no plano de saúde, o que contribuiu para que todos estivessem sintonizados quanto à importância do processo. “Estabelecer o planejamento estratégico é uma necessidade premente da Cemig Saúde. Para mim é a esperança de definir caminhos para a sustentabilidade do nosso plano. E tenho ciência da grande responsabilidade da consultoria, considerando o cenário de muita turbulência e volatilidade”, observa Vera Lúcia Borges, também do Conselho Deliberativo.

Para o presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, a revisão da nossa estratégia é essencial para assegurar a eficácia das medidas que precisam ser implementadas no curto, médio e longo prazo. “O objetivo é alcançar o equilíbrio entre o cuidado com a saúde dos nossos beneficiários (nossa razão de ser) e o equilíbrio financeiro das nossas contas. A dinâmica realizada junto aos nossos conselheiros foi fundamental para o estabelecimento das diretrizes estratégicas que serão perseguidas durante a confecção da nossa estratégia e alinhamento contínuo entre todas as partes interessadas acerca dos resultados objetivados”, afirma.