É hora de largar as desculpas e se exercitar

Se você quer melhorar a sua disposição ao longo do dia e prevenir diversos tipos de doenças, saiba que os exercícios físicos podem ser a atividade certa para você. Isso porque essa prática, além de ajudar a perder peso, fortalece o organismo, diminui a ansiedade e o estresse, melhora o condicionamento físico e ainda reduz os riscos de hipertensão, diabetes, depressão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.  

O problema é que, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando os exercícios de lado e não aproveitam uma melhor qualidade de vida. Não é à toa que a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revela que metade da população brasileira adulta não pratica o nível de exercícios físicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vamos mudar essa realidade?

A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana, o que equivale a cerca de 20 minutos por dia, ou 75 minutos semanais de exercícios de maior intensidade, ou seja, cerca de 10 minutos diários. Mas quem realiza pelo menos 30 minutos de atividades moderadas por dia, cinco vezes por semana, têm até 30% menos chances de morrer por doenças crônicas, como diabetes ou problemas cardíacos.

Para os sedentários, qualquer atividade, mesmo as de pouca duração, já podem fazer toda a diferença. Para deixar a preguiça de lado, o primeiro passo é começar fazendo algum exercício que não exija muito preparo físico, como caminhada. Além disso, encontre um local perto de casa, como parques e praças, e procure atividades que possam ser realizadas por várias pessoas, o que é um estímulo e tanto para se mexer. Não se esqueça de usar roupas adequadas, manter uma frequência de treino e respeitar os limites de seu corpo.

Portanto, planeje sua rotina, pratique exercícios físico regularmente e aproveite uma vida com mais saúde e bem-estar!

Fonte | Ministério da Saúde