Cemig Saúde cria Grupo Técnico da LGPD

A partir de agosto de 2020, o Brasil passa a contar com uma nova legislação para regular a forma como as empresas tratam as informações dos consumidores: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela se aplica a todos os tipos de negócios e estabelece parâmetros relativos a forma como as empresas poderão coletar, armazenar e processar informações pessoais.  

Como a Cemig Saúde lida continuamente com dados pessoais de seus beneficiários, alguns cuidados são imprescindíveis para tratar essas informações de forma correta. Com foco nessa questão, a Operadora criou em outubro de 2019 o Grupo Técnico da LGPD, uma equipe formada por 10 profissionais para pensar soluções e garantir a segurança no tratamento dos dados dos beneficiários.

“Durante as reuniões do grupo, os participantes tiraram suas dúvidas e fizeram um estudo das normas para que todos pudessem entender como funciona a LGPD. Em seguida, elaboramos o planejamento de trabalho a ser desenvolvido para que a Cemig Saúde se mantenha de acordo com a lei”, conta Zenaide Bambirra (AGC), que coordena o projeto.   Por ser uma operadora de saúde, a empresa tem um desafio a mais. Isso porque dados relacionados à saúde são considerados sensíveis e tratados de forma diferenciada na legislação. Com isso, o planejamento do time foi pensado com cuidado para que todos os processos da Cemig Saúde estejam em conformidade com os pontos observados na nova legislação, o que deve ser incorporado ao dia a dia da Operadora nos próximos meses.

Além de Zenaide, o Grupo Técnico da LGPD é formado por um profissional de cada área da Operadora: Cintia Nonato (OUV), David Quites (Saúde 360), Gleidson Pereira (GCF), Graziele Noronha (GSD), Joelma Barbosa (GRP), Letícia Silva (GRH), Patrícia Ferreira (COM), Rafaelli Magalhães (GRB) e Vanessa Cristiane (GTI).