Tudo começa com uma vida saudável

Se você gosta de calçar um tênis toda manhã e praticar alguma atividade física, saiba que está contribuindo mais com a sua saúde do que você imagina. Isso porque os exercícios físicos, aliados a uma alimentação saudável, são imprescindíveis para evitar diversos tipos de problemas entre as mulheres, como diabetes e doenças cardíacas, além de ajudar a controlar o peso e garantir mais disposição no dia a dia. As chances de desenvolver o câncer de mama, por exemplo, são reduzidas em cerca de 30% se colocarmos esses hábitos em prática.

Vale caminhar, correr, jogar futebol e praticar natação – o importante é se exercitar ao menos três vezes por semana e garantir mais saúde em seu dia a dia! Outros hábitos que podem fazer a diferença é escolher horários e atividades que sejam compatíveis com a sua rotina, planejar exercícios junto à família e aos amigos, usar as escadas em vez do elevador e ir para o trabalho a pé ou de bicicleta.

E quanto a alimentação? Saiba que alguns alimentos, quando consumidos regularmente, tornam o seu corpo um lugar propício para a reprodução de células cancerígenas. É o caso de alimentos gordurosos, que estimulam a produção de hormônios (como o estrogênio) e favorecem processos inflamatórios, facilitando o aparecimento de câncer.

Portanto, é muito importante manter uma dieta saudável e rica em frutas, verduras, legumes e grãos, mas que seja pobre em gorduras, carnes vermelhas, sal, açúcar e produtos industrializados. Além disso, as mulheres devem investir em alimentos como salmão e castanhas, que são ricos em ômega-3, assim como em aveia, linhaça e azeite de oliva, que são antioxidantes. Manter-se hidratada também é fundamental!

Além de manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, não se esqueça de conhecer o seu corpo e manter contato com o seu médico de referência para garantir o melhor cuidado com a sua saúde