É hora de falar sobre reembolso

Você sabe quais são os documentos necessários na hora de solicitar o reembolso à Cemig Saúde? Cada tipo de procedimento requer o envio de um documento diferente, que são: recibo, nota fiscal, prescrição médica, relatório médico detalhado e pedido médico.

O pedido de reembolso de despesas de pessoas jurídicas deve ser feito sempre com o envio de nota fiscal ou cupom fiscal, exceto para estabelecimentos isentos de impostos – nesse caso, basta enviar o recibo junto com a declaração de isenção. Já as solicitações relacionadas a despesas de pessoas físicas precisam ser feitas com o envio do recibo.

Para que não haja nenhuma dúvida na hora de enviar esses documentos, separamos abaixo todas as informações que devem constar em cada um deles: 

Recibo: nome do usuário, data e detalhamento do serviço prestado, além de assinatura, número do conselho, carimbo e CPF do profissional solicitante. Caso o documento seja referente à prestação de mais de um serviço, eles devem ser detalhados separadamente junto a seus respectivos valores.

Nota fiscal: nome do usuário e detalhamento do serviço prestado. Uma nota fiscal com mais de um serviço prestado também deve detalhar todos os serviços e valores separadamente, além de ter validade fiscal.

Prescrição médica: nome do usuário, descrição dos medicamentos e data, além de assinatura, número do conselho e carimbo legível do profissional solicitante.

Relatório médico detalhado: justificativa do quadro clínico do paciente ou do procedimento realizado e cópia do laudo de exames (caso eles tenham sido realizados), além de número do conselho, carimbo, nome e assinatura legível do profissional solicitante. 

Pedido médico: nome do usuário e solicitação do exame ou fisioterapia, além de assinatura, número do conselho carimbo legível do profissional.

Ao encaminhar uma solicitação de reembolso pelo Portal Cemig Saúde ou pelo aplicativo da Operadora, lembre-se de sempre encaminhar um documento fiscal por protocolo. Além disso, os documentos para solicitação do reembolso enviados via correios ou malote não são devolvidos ao beneficiário – portanto, envie a cópia da documentação caso queiro manter a original com você.

Para conferir de forma detalhada os procedimentos reembolsáveis pela Cemig Saúde e quais documentos devem ser enviados em cada tipo solicitação. Acesse a segunda matéria da nossa série especial de conteúdos sobre reembolso. Saiba mais clicando aqui.