Está sofrendo com caspa?

A dermatite seborreica, ou caspa, é um problema de pele que deve ser tratado com um dermatologista. A doença crônica inflamatória, mais frequente nos homens, é causada por fungos e começa na puberdade. Ela aparece mais em partes do corpo com grandes quantidades de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, a sobrancelha, a parte de trás das orelhas e as costas.  

As placas brancas que se soltam na base dos folículos capilares são formadas porque as glândulas sebáceas incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso, que se acumula no couro cabeludo. Com isso, a divisão celular da camada superficial da pele acontece em apenas quatro dias, em vez dos 28 dias normais. O tratamento é feito com produtos específicos para o problema, mas não há uma cura definitiva conhecida. No entanto, manter hábitos de vida saudáveis como controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, garantir uma alimentação balanceada e boas noites de sono, pode contribuir para o controle da doença. Outras dicas para amenizar a caspa são:  

  • Lavar a cabeça com água mais fria, pois a alta temperatura ajuda na produção de seborreia. Se enxugar bem antes de se vestir.
  • Evitar o uso de secadores de cabelo, bonés por período prolongado e roupas que retenham o suor, como tecidos sintéticos.
  • Não usar produtos melados, como pomadas, diretamente no couro cabeludo – prefira substâncias e formulações líquidas, alcoólicas ou em forma de espuma.
  • Tomar um pouco de sol todas as manhãs.  
  • Lavar o cabelo todos os dias não piora a doença, pelo contrário: a falta de limpeza pode agravar a situação.
  • A aparência dos fios, sejam lisos, cacheados ou crespos também não influencia na incidência da doença.
  • Produtos químicos utilizados em métodos como a escova progressiva, por outro lado, resultam em mais descamação.  
  • Lembre-se: a caspa não é necessariamente sinal de falta de higiene nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista e controle o problema.
Saúde