A saúde começa pela boca

A boca é a porta de entrada para diversos microrganismos que podem oferecer danos à saúde. Por isso, cuidar dela é essencial.  

Por influenciar todas as estruturas do corpo, a saúde bucal influencia todo o nosso organismo. Doenças causadas pela má condição da higiene bucal podem agravar ou levar a enfermidades, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, temos os problemas comuns que podem aparecer em nossas bocas, como cárie, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro. Para evitá-los, aqui vão algumas dicas:  

  • A placa bacteriana pode ser eliminada por meio de escovação adequada com creme dental fluorado – após todas as refeições e antes de dormir – e do uso diário do fio dental.
  • Utilizar um raspador de língua ajuda a retirar restos de alimentos e contribui para que tenha o hálito ainda mais fresco.
  • O uso racional do açúcar ajuda a evitar as temidas cáries.
  • Evitar o uso de dentaduras ou próteses mal ajustadas também é um passo que pode contribuir para a sua saúde bucal.
  • E, por fim, ir ao dentista a cada seis meses para avaliação e limpeza.  

Câncer de boca

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca está entre os dez tumores mais comuns do Brasil. Pessoas com mais de 40 anos de idade – principalmente homens – que são ou foram consumidores frequentes de tabaco e bebidas alcoólicas são as mais suscetíveis à doença. Outros fatores de risco são HPV.  

Esse Câncer se espalha de maneira silenciosa, mas pode ter alguns sintomas visíveis como a presença de ferimentos dentro da boca ou nos lábios, que não cicatrizam e avançam com muita velocidade. Apresenta esses sintomas? Procure um dentista e faça uma avaliação. Sua boca agradece.

Saúde