Use o filtro solar

“Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: use o filtro solar”, disse Mary Schmich, colunista do Chicago Tribune, o maior jornal de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. E suas palavras têm fundamento. Afinal, o sol tem efeito direto sobre nossa saúde. Apesar dos benefícios da vitamina D, sintetizada pelo organismo a partir da exposição ao sol, os raios ultravioletas (UV) A e B podem causar danos à saúde.

O sol tem efeito cumulativo sobre a nossa saúde e pode provocar alterações em nosso organismo mesmo anos depois de interrompida a exposição diária a seus raios. Uma dessas alterações é o câncer de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença representa 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil. Por isso, o cuidado com a pele deve nos acompanhar desde a infância, quando tomamos três vezes mais sol do que na vida adulta. O contato excessivo com o sol durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele na fase adulta ou na velhice.  

O sol deve ser evitado entre 10h e 16h, pois é quando ocorre a maior incidência de radiação UVB, principal responsável por aumentar o risco de câncer de pele. A radiação UVA também deve ser levada a sério. Ela não queima, mas está presente durante todo o dia, no calor e no frio.  

Aplique o filtro solar diariamente e reaplique-o a cada três horas para garantir a proteção completa. A dosagem correta é uma colher (chá) do produto no rosto e 3 colheres (sopa) para o resto do corpo, meia hora antes de sair de casa. É importante espalhar o creme fazendo linhas horizontais e paralelas, pois movimentos circulares podem não cobrir todas as áreas do corpo.  

Saúde