Resoluções para a sua saúde mental em 2019

A chegada de um novo ano estimula muita gente a fazer planos e resoluções: praticar um esporte, priorizar uma alimentação saudável, dormir mais cedo, parar de fumar... Se seguidas, essas propostas são valiosas para a saúde física. Mas que tal se lembrar também da saúde mental? Traçando objetivos realistas e simples, é possível conquistar um ano novo mais tranquilo, feliz e emocionalmente estável. Confira:

1. Diminua o uso do celular O uso excessivo do celular prejudica a qualidade do sono e contribui para o isolamento social, já que muitos usuários abusam da vida digital e deixam de lado o convívio com amigos e colegas. Por isso, estabeleça metas de diminuir o tempo dedicado ao celular.

2. Comece a meditar Se o estresse e a ansiedade fazem parte da sua rotina, uma boa saída é a meditação. Ela promove bem-estar, ajuda a melhorar o humor e contribui para acalmar e tornar a mente mais produtiva.  

3. Conecte-se com os seus familiares e amigos Ficar sozinho é uma boa maneira de relaxar e colocar os pensamentos em ordem. No entanto, é importante reservar um tempo para familiares e amigos. O convívio social ameniza os efeitos da depressão e da ansiedade.  

4. Procure ajuda Se a insegurança, tristeza ou ansiedade se tornaram rotina, busque ajuda profissional. Cuide-se. Sua mente agradece.  

 

Fonte: Viver Bem, do Uol