Segundo pesquisas, gentileza faz bem à saúde

Oferecer um café ao seu colega de trabalho ou segurar a porta do elevador para o vizinho pode influenciar positivamente sua saúde. De acordo com Sam Bowles, professor residente e Ph.D em economia da Universidade de Harvard, a gentileza pode contribuir para uma vida mais saudável e feliz.  

Em sua pesquisa realizada no Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, Sam Bowles analisou sociedades antigas e descobriu que a cooperação existente entre os membros era um componente fundamental para a sua sobrevivência. Além disso, ela tornava os habitantes mais felizes e saudáveis.  

Emily Ansell, pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade de Yale, também busca a ligação entre a gentileza e a saúde. “Estudo em laboratório nos mostram que manter uma relação harmoniosa com os demais influencia respostas biológicas que podem ajudar a regular o estresse. Então, há uma série de maneiras como esses comportamentos de ajuda mútua podem melhorar nosso bem-estar” avalia Ansell.

Hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada contribuem para manter a saúde em dia. Mas, essas atitudes, somadas à gentileza, proporcionam efeitos ainda melhores.

Saúde