Dia Mundial do Coração - Cuidados com a saúde

No dia 29 de Setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Portanto, nada mais oportuno e adequado do que alertarmos e discutirmos a saúde deste órgão.

Doenças do coração e mortalidade

Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo: cerca de 300 mil pessoas sofrem de infarto agudo do miocárdio anualmente no Brasil e em 30% dos casos a sua apresentação clínica é fatal.  

Outro dado que chama atenção é a doença na população mais jovem. Uma possível explicação para isso é a exposição mais precoce aos fatores de risco e aos hábitos inadequados de estilo de vida, principalmente o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.  

Tudo parece fazer parte de um círculo vicioso que tem como resultado o desenvolvimento de doenças coronárias e cérebro-vasculares.  

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, Obesidade, sedentarismo e doença da Tireoide. O uso de drogas ilícitas, como a cocaína também pode levar ao infarto agudo do miocárdio.  

Prevenção

  • A melhor prevenção e ir ao cardiologista e seguir suas orientações.
  • Abandonar o sedentarismo, tabagismo e iniciar atividade física, conforme orientação médica.
  • Trinta minutos de caminhada pelo menos três vezes por semana já é benéfico ao coração.
  • Procurar manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas. Inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições.
  • Trocar a sobremesa calórica por uma fruta.
  • Evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados.
  • Restringir a ingesta de bebidas alcoólicas.  

Não perca tempo e converse com seu cardiologista. Prevenção sempre será a melhor opção para a saúde.  

Fonte: www.ativosaude.com e fidi.org.br  

Saúde