Prazo para apresentar programa de saneamento é discutido no Espírito Santo

Os mais de cem associados, que lotaram o auditório da Superintendência do Banco do Brasil em Vitória (ES) para a apresentação da CASSI nesta terça-feira, 10 de setembro, puderam esclarecer dúvidas sobre o papel da direção fiscal instaurada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o prazo para apresentação do programa de saneamento.

A diretora fiscal, nomeada pelo regulador, poderá determinar a entrega de um plano de saneamento ao final dos primeiros 90 dias, ou seja, segunda quinzena de outubro. Esse documento deverá conter, em projeções mensais, as ações e metas para solucionar a situação econômico-financeira da Caixa de Assistência em um prazo de até 24 meses.

“O que mais me preocupa é a ANS determinar o fechamento da CASSI e todos nós perdermos a nossa Caixa de Assistência. Por isso é importante apresentar medidas, dentro do programa, que resolvam o custeio”, disse o funcionário aposentado Clemar Chaves.

A funcionária aposentada Penha Costa Calmon defendeu o intenso debate entre associados e CASSI “para, de maneira consciente, votar pela manutenção da Instituição, quando formos chamados para uma nova consulta”.

Direção fiscal na CASSI

A determinação da instauração do regime especial de direção fiscal da ANS aconteceu no dia 22 de julho e se deve ao descumprimento, pela CASSI, de indicadores econômico-financeiros acompanhados pela Agência.

As medidas administrativas e a renegociação com prestadores permitiram a redução de despesas assistenciais e geraram superávits em 2019, como aconteceu em novembro e dezembro de 2018. Contudo, a CASSI permanece em situação econômica crítica, apresentando desconformidades financeiras perante o órgão regulador. Os recentes resultados positivos ainda são insuficientes para recomposição do patrimônio nos níveis exigidos pelo órgão regulador.