Receitas insuficientes chamam a atenção no Ceará

Apresentação da Diretoria da CASSI reuniu quase 200 associados em Fortaleza

A insuficiência de receitas para que a CASSI resolva o problema econômico-financeiro atual chamou a atenção dos quase 200 associados do Ceará que assistiram à apresentação da Diretoria nesta quarta-feira, 28 de agosto, em Fortaleza. “A falta de recursos precisa ser solucionada, especialmente com o fim da contribuição extraordinária”, destacou o funcionário da ativa João Delon Maia Bastos, ao saber que o fim dos aportes extraordinários dos associados e do Banco do Brasil, em dezembro, representarão R$ 550 milhões a menos em 2020.

“Dessa forma, não conseguiremos manter o plano do jeito que sempre foi”, disse Fernanda Leonardo da Costa, também da ativa. Veralucia Nunes de Carvalho Lemos, outra funcionária da ativa, acredita que a solução do problema passa pelo aumento do percentual de contribuição e pela mudança no modelo assistencial, seguindo as diretrizes apresentadas pelo presidente da CASSI, Dênis Corrêa, que estimulam o maior uso dos serviços próprios como forma de redução das despesas assistenciais. “Nós precisamos ter uma consciência maior e procurar a CASSI para os pequenos problemas de saúde em vez de ir logo para o hospital. Assim, podemos economizar bastante”, completou Veralucia.

O aposentado Manoel Mouzinho Ezequiel entende que a apresentação foi importante para os associados tirarem dúvidas e saberem como são gastos os recursos do plano. Ele destacou a informação de que 3% dos participantes consomem 27% dos recursos ao mesmo tempo em que 55% são responsáveis por 9% dos gastos. “É normal que isso aconteça. Quando pagamos um plano de saúde já é pensando em contar com este dinheiro quando ficar mais velho. Eu mesmo, até os 45 anos, nunca usei a CASSI. De lá pra cá, tenho usado muito.” Para equacionar o problema que leva ao descasamento entre receita e despesas, ele aposta num esforço conjunto dos associados e do patrocinador. “Acredito que as negociações envolvendo funcionários da ativa e aposentados são fundamentais.” O colega da ativa João Delon acrescentou que, além de rever custeio, “precisa haver melhoria na gestão da CASSI para maior controle das despesas com rede credenciada”.

 


Quase 200 associados participaram do evento, na Super Ceará, em Fortaleza