Patrimônio negativo da CASSI chama a atenção no Pará

Décima apresentação da Diretoria reuniu associados em Belém

“O patrimônio líquido da CASSI, completamente consumido nos últimos anos de déficit é o que mais preocupa. Temos um plano com contribuições muito abaixo daquelas dos planos de mercado e já deveríamos ter revisto isso”, disse o funcionário da ativa Cláudio Nery, depois de assistir à apresentação dos resultados da Caixa de Assistência nesta quarta-feira, 14 de agosto, em Belém, o décimo da série de encontros com associados que a Diretoria está fazendo em diferentes capitais do país.

Nery ouviu também sobre a necessidade de medidas factíveis para solucionar o problema econômico-financeiro da CASSI. Elas deverão ser apresentadas no programa de saneamento que poderá ser solicitado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) após 90 dias da direção fiscal instaurada na CASSI em julho. O presidente Dênis Corrêa explicou que, mesmo apresentando resultados mensais positivos a partir de novembro e chegando ao primeiro semestre de 2019 com superávit de R$ 82 milhões, eles são insuficientes para recomposição do patrimônio e para resolver as desconformidades que levaram à direção fiscal.

“Não há como superarmos isso sem uma contribuição adicional dos associados. Entendo que o Banco, sendo uma sociedade de capital aberto, tem responsabilidade com seus acionistas e com isso, limitações. E nós, as nossas responsabilidades. Se somos donos e queremos o bem-estar geral do corpo social, vamos ter que arcar com a nossa parte”, falou o aposentado Albertino de Oliveira e Silva. Para ele, a redução de R$ 550 milhões nas receitas do próximo ano foi o que chamou a atenção entre os resultados apresentados.

“A situação em que se encontra a CASSI mostra que necessitamos aumentar a receita e uma alternativa seria olhar detalhadamente a base de associados, levando em conta dependentes, para aumentar a base de contribuição”, avaliou a funcionária da ativa Floraci Socorro Gouvea Paiva.

Nesta quinta-feira, 15, a Diretoria da CASSI fará outra apresentação em Recife, às 10h.

Associados do Pará se reuniram no auditório da Super em Belém