PR debate necessidade de solução para a CASSI

Associados discutiram custeio e novo modelo assistencial em Curitiba

A necessidade de encontrar uma solução urgente frente à crise financeira da CASSI deu o tom do debate com associados na apresentação realizada pela Diretoria nesta terça-feira, 13 de agosto, em Curitiba, com participantes do Paraná.

“Ficou evidente que precisamos de uma mudança no custeio urgente, porque, embora as medidas adotadas tenham permitido equilíbrio no semestre, isso não é suficiente e a situação deve voltar a ficar complicada ainda neste ano”, disse o aposentado Sérgio Ricardo Areco Pereira, aposentado e presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Afabb) no Paraná.

“O corpo social tem de se conscientizar de que a mudança de custeio, com percentual maior de contribuição ou cobrança por dependente, já deveria ter ocorrido. Não tem como fazer mágica. Tem gente ainda acreditando que a ANS resolverá o problema, mas aqui ficou claro que não resolve”, disse a funcionária da ativa Thays Fauczianoski Beloto, médica do trabalho do BB em Curitiba.

Thays entende que a sustentabilidade econômico-financeira da CASSI passa também por um controle maior no acesso aos serviços credenciados, como prevê o novo modelo assistencial apresentado. “Fiquei surpresa de ver que tivemos resultado positivo mesmo sem criar porta de entrada obrigatória, passando sempre pelo serviço de atenção primária. Como médica, sei que, quando o acesso é livre, há exageros, como pedido de exames desnecessários e sem indicação, por ausência de sintoma clínico.”

Paulo Roberto Ribeiro Nogarolli, também da ativa, ficou impressionado com os números da CASSI. “Tanto a quantidade de associados, como a de atendimentos e de despesas, tudo é muito grande e talvez as pessoas não tenham esta noção do que está envolvido nesse processo.” Ele considerou importante ver o efeito positivo das ações tomadas e destacou o que entende ser necessário agora: “Precisamos esclarecer nossos colegas, conscientizar da necessidade de racionalizar o uso dos serviços médicos e hospitalares, sabendo que temos uma responsabilidade muito grande com o plano do jeito que temos hoje e do que está envolvido nesse processo”.

A Diretoria fará mais duas apresentações a associados nesta semana, nos locais e horários abaixo.

Belém - Dia 14 de agosto, às 14h
Auditório Super Pará

Recife - Dia 15 de agosto, às 10h
Auditório Super Pernambuco

A confirmação de presença é feita enviando, para o email resultado@cassi.com.br, nome, RG/CPF/matrícula BB e local onde deseja participar, até as 12h do dia anterior.


Associados do Paraná lotaram auditório da Gepes em Curitiba