Redução de receita futura chama a atenção no RS

Resultado das ações de gestão também foi destaque na apresentação em Porto Alegre

A previsão de déficit para o próximo ano, com o fim da contribuição e do ressarcimento extraordinários em dezembro de 2019, chamou a atenção dos quase 200 associados do Rio Grande do Sul que assistiram à apresentação da CASSI em Porto Alegre nesta segunda-feira, 12 de agosto.

“Chamam a atenção a redução de receitas para 2020 e o descasamento entre receitas e despesas que nosso plano apresenta. Para enfrentar, temos de nos unir, saber os limites do nosso patrocinador e os associados tomarem uma decisão, chegar a um consenso para resolver a situação da CASSI que é importantíssima para nós”, disse Fernando Luis Bohn, funcionário da ativa do Banco do Brasil na capital gaúcha. Nádia Soares, da ativa na cidade vizinha de Novo Hamburgo, também demonstrou preocupação com “a insuficiência de receita para a continuidade do plano”. “A solução passa por vários processos. Um deles é colocar mais dinheiro, o que é inquestionável. Mas também passa por implementação de processos simples que possam melhorar a gestão”, disse.

Por outro lado, associados destacaram como positivo o superávit de R$ 82 milhões no primeiro semestre, obtido especialmente com negociação com prestadores. “O trabalho na busca de reversão do resultado negativo, que resultou no superávit, mostra de fato que com foco na gestão é possível melhorar os números”, disse o aposentado do Banco do Brasil Pedro Sulsbach. Ao ouvir que, sozinhas, estas ações não são suficientes para resolver o problema, ele defendeu a necessidade de sensibilização de todos os associados em relação à situação financeira da CASSI. “Foi importante verificar os riscos que corremos se não forem tomadas medidas adicionais. É fundamental, quando voltarmos a nos posicionar em consulta ao corpo social, que as pessoas reflitam uma posição que permita resolver o problema da CASSI.”

Esta foi oitava apresentação do resultado do semestre feita pela Diretoria em capitais do país. Haverá ainda outras três nesta semana, nos locais e horários abaixo.

Curitiba - Dia 13 de agosto, às 9h30
Auditório Gepes PR

Belém - Dia 14 de agosto, às 14h
Auditório Super Pará

Recife - Dia 15 de agosto, às 10h
Auditório Super Pernambuco

A confirmação de presença é feita enviando, para o email resultado@cassi.com.br, nome, RG/CPF/matrícula BB e local onde deseja participar, até as 12h do dia anterior.

Quase 200 associados participaram do evento, no auditório da  Super BB, em Porto Alegre