Mensagem do presidente

Associado,

Na próxima segunda-feira, 5 de agosto, iniciaremos uma série de encontros para conversar sobre a situação da nossa Caixa de Assistência. Iremos a sete capitais com expressiva concentração de participantes, atendendo antiga reivindicação dos associados, para apresentar o resultado do primeiro semestre e falar sobre a atual situação da CASSI, incluindo os reflexos da direção fiscal, instaurada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na oportunidade iremos detalhar o impacto da direção fiscal, que passou a vigorar em 22 de julho e era um risco já anunciado, em função das desconformidades econômico-financeiras enfrentadas pela CASSI. A direção é um regime especial de acompanhamento. Trata-se de um processo dinâmico e rigoroso com o objetivo de garantir a continuidade da assistência aos usuários. Assim, em até 90 dias, o diretor fiscal enviará um diagnóstico sobre a situação encontrada na CASSI. A ANS, por sua vez, poderá requisitar para Cassi, em até 30 dias, um programa de saneamento: conjunto de medidas voltadas à readequação e ao reequilíbrio das inconformidades detectadas e que levaram à instauração do regime de direção fiscal.

Neste programa a CASSI deve, obrigatoriamente, apresentar soluções condizentes com a realidade da operadora. Ou seja, medidas exequíveis já na data de apresentação sob pena de a ANS recusar o plano. Este, sim, é um ponto de preocupação uma vez que, como já divulgado amplamente em nossos canais de comunicação, no modelo atual de custeio as receitas são insuficientes para recomposição de reservas nos níveis exigidos pelo órgão regulador.


Um cenário que está evidenciado nos resultados da Instituição. Nos encontros, os associados irão verificar que a redução de despesas assistenciais permitiu alcançar superávits mensais a partir de novembro de 2018. Porém, as sobras de caixa desses últimos meses são insuficientes para que a CASSI deixe de apresentar as desconformidades sinalizadas pela ANS.

Importante lembrar ainda que cessa em dezembro o Memorando de Entendimentos, assinado em 2016. Com isso, a CASSI inicia 2020 com redução mensal nas receitas de aproximadamente R$ 50 milhões, que até então eram geradas pelas contribuições extraordinárias por parte dos associados e pelo ressarcimento extraordinário feito pelo Banco do Brasil.

Essa e outras questões serão abordadas nos encontros. Queremos falar e ouvir nossos associados. Então, participe das apresentações presenciais nos estados ou acompanhe a transmissão que faremos no dia 5 de agosto pela manhã, pela página da CASSI no Facebook, a partir das 9h30. Sua participação é fundamental para construirmos juntos uma CASSI forte e sustentável, que garanta atendimento de qualidade aos nossos participantes.


Dênis Corrêa
Presidente da CASSI